A importância da gestão de pessoas em eventos: um estudo comparativo entre a visão de clientes e a da administração de um bufê

Ana Beatriz de Carvalho, Caio Gois de Oliveira, Valéria Feitosa de Moura, Diogo Martins Golçalves Morais

Resumo


Este artigo, de natureza dedutiva e exploratória, objetivou, dentro de seus limites, identificar a importância dos recursos humanos para a área de eventos e seu impacto na qualidade do serviço contraponto a visão de clientes e da administração de um buffet. Como método para se chegar à resposta do problema de pesquisa, foram utilizadas tanto a abordagem quantitativa quanto à qualitativa. Na etapa quantitativa, a estratégia de pesquisa utilizada foi a survey, estruturada por meio de questionários eletrônicos autoadministrados pelos respondentes, já na etapa qualitativa optou-se pelo método de estudo de caso. Ao analisar os resultados deste estudo, apontam-se a efetividade da importância da participação dos recursos humanos para a qualidade dos serviços prestados por buffets, sendo esse, um fator considerado importante tanto para a administração do buffet pesquisado quanto para os clientes participantes da pesquisa.


Texto completo:

PDF

Referências


ABBAD, G. et al. Manual de treinamento organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2010.

BORGES-ANDRADE, J. E. et al. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas.Porto Alegre: Artmed, 2006.

CARVALHO, A; NASCIMENTO, L. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

CARVALHO, M. C.; FERNANDES, L. Por onde anda o que se oculta: o acesso a mundos sociais de consumidores problemáticos de drogas através do método do snowball. Portugal: Revista Toxicodependências,v.6, n.3, p. 17-28, 2000.

CERVO, A. L. et al. Metodologia Científica. 5 . ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.

______. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2007.

CHIAVENATO. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: como agregar talentos à empresa. 7. ed.Barueri: Manole, 2009a.

______ Recursos Humanos, o capital humano das organizações. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009b.

______ Iniciação à administração de recursos humanos. 4. ed. São Paulo: Manole, 2010.

COOPER, D. R.; SCHLINDER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

CORRÊA, H; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2002.

COUTINHO, F. C. C. Avaliação da qualidade dos serviços em uma instituição de ensino superior. 123f. Dissertação (Obtenção do título de Mestre em Administração) - Universidade Federal da Bahia: Salvador, 2007.

DAVID, R. A., DENNIS, J. S., THOMAS A. W. Estatística aplicada à administração e Economia.2ª Ed.. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

DECENZO, D; ROBBINS, S. Administração de recursos humanos. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

DESSLER G. Human resource management. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

DIEHL, A.A; TATIN, D.C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

FEIGENBAUM, A. V. Total Quality Control. 3. ed. International Edition, McGraw Hill, 1991.

FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Service management: operations, strategy, and information technology. Boston: Irwin/McGraw-Hill, 1998.

GIANESI, I. N.; CORRÊA, H. L. Administração Estratégica de Serviços: operações para a satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 1996.

KNAPIK, J. Gestão de pessoas e Talentos. Curitiba: Intersaberes, 2012.

MARCONI, M A.; LAKATOS, E. Técnicas de pesquisa: planejamento e execuções de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

______. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MASCARENHAS, S.A. Metodologia cientifica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

MILKOVICH, G. T.; BOUDREAU, J.W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas 2000.

OLIVEIRA, C. Contratação de trabalho temporário na área de eventos: vantagens e desvantagens. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em gestão de negócios em turismo) - Centro de excelência em turismo, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

PEARSON EDUCATION DO BRASIL. Administração de RH. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

PEQUENO, A. Administração de recursos humanos. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

RABAGLIO, M. O. Seleção por Competências. 4. Ed. São Paulo: Educator, 2001.

RIBEIRO, F.D. C et al. Estudo de Caso: Avaliação da prestação de serviços de lazer e recreação do Petti Gourmet Buffet infantil de São José dos Campos - SP. São Paulo, 2004. Faculdade de Comunicação e Artes - FCA, Universidade do Vale do Paraíba. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2004/trabalhos/inic/pdf/IC6-138.pdf Acesso em: 29 de agosto de 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Autor e revista