Desenvolvimento de um sistema de amortecimento lateral aplicado a uma órtese tornozelo-pé e análise estática angular através de acelerômetro

Lucas Santana, Maithê Santos, Nilson Yukihiro Tamashiro

Resumo


A utilização de órteses mostra-se necessária em pessoas que perderam o domínio do equilíbrio. Porém, em sua maioria, não controlam os movimentos de inversão e eversão, tornando-se um problema caminhar em pisos irregulares. Quando o controle dos movimentos de inversão e eversão pela órtese são inexistentes, ocorre uma sobrecarga nas articulações do joelho e quadril. O objetivo deste trabalho é comparar estaticamente uma órtese com sistema de amortecimento lateral e a redução do seu peso, com o projeto anterior. Foi desenvolvido um sistema de amortecimento com elásticos e molas. A leitura e comparação dos dados foram realizadas pelo acelerômetro conectado a placa arduino®, transmitindo os dados para o computador por Bluetooth®. Os dados serão analisados e salvos nos softwares LabView® e Excel®. Foram utilizados planos de 5°, 10° e 15°, onde realizaram-se as medições do sistema. Comparando os resultados da órtese rígida com a órtese com sistema de amortecimento, observou-se uma redução do ângulo lateral da perna. Através dos testes de 10° de inclinação verificou-se uma redução da angulação de 80% na eversão e 90% na inversão. Conclui-se que, com o sistema de amortecimento lateral, ocorre a adaptação do pé ao solo, diminuindo a pressão lateral nas articulações do joelho.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Márcio Valério de. Membros inferiores com sistema eletrônico embarcado. 2010. 96 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia de Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

AZZI, Agnaldo. Desenvolvimento e análise de uma órtese com sistema de amortecimento do movimento de eversão e inversão do tornozelo-pé. 2013. 68 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Biomédica, Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2013.

BRANCO, Pedro Soares; TOMÁS, Rita; CLÁUDIO, Sofia. Temas de reabilitação: ortóteses e outras ajudas técnicas. Lisboa: Servier, 2008. 76 p.

COSTA, Rafael Vital. Desenvolvimento e análise da aplicabilidade de uma órtese tornozelo-pé durante a marcha de pacientes pós-ave. 2009. 118 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências da Reabilitação, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.

FRANCISCO, Naya Prado Fernandes. Avaliação das características de três materiais de baixo custo utilizados na confecção de órtese para estabilização de punho. 2004. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Biomédica, Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2004.

LINDEMAYER, Cristiane Kroll. Estudo e avaliação de termoplásticos utilizados na confecção de órteses. 2004. 69 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Biomédica, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2004.

SILVA, Judite Regina Alves da. Avaliação e Certificação de dispositivos Protéticos e Ortéticos para o Membro Inferior .2014. 72 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Biomédica, Universidade de Porto, Porto, 2014.

SILVA, Marlene Dalila Sampaio da. Da ideia ao mercado: concepção e produção de órteses para o membro inferior. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Biomédica, Universidade de Porto, Porto, 2014.

TAMASHIRO, Nilson Yukihiro. Desenvolvimento e análise estática de uma prótese com sistema de amortecimento do movimento de eversão e inversão do tornozelo-pé. 2013 77 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Biomédica, Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Autor e revista