Oxímetro de pulso com monitoramento remoto

Victor Inacio de Oliveira, Hugo Magalhães Martins, Amanda da Silva Pereira, David Martins Rodrigues Neto, Kayque Caramelo Felix, Thaís Vieira Rodrigues, Vitor Gomes de Mendonça

Resumo


Neste trabalho são abordados o estudo e desenvolvimento do protótipo de oximetria de pulso não-invasivo para medida percentual da saturação de oxigênio na corrente sanguínea. O projeto envolve a etapa de captação do sinal através de diodos emissores de luz, que se baseia nas diferentes absorções das radiações vermelha e infravermelha pelo sangue e é captado pelo fotodiodo.  O tratamento do sinal é feito com amplificadores e com filtros passa-baixa. Após o tratamento, inicia-se a fase de processamento do sinal através do microcontrolador responsável por converter o sinal de analógico para digital e que realiza o equacionamento dos sinais apresentando a taxa de saturação de oxigênio no sangue. O resultado do processamento do sinal é apresentado em percentual através de visor gráfico. O sistema possui ainda interface de comunicação Bluetooth, permitindo o monitoramento remoto.

Texto completo:

PDF

Referências


ELETRIC, G.; Oxímetro de pulso 3800 GE, Clinical System. Manual de Instruções GE Medical Systems Information Technologies HealthCare. São Paulo 2005.

BRONZINO, J. D.; Biomedical Engineering, 1ª Ed. Vol. 1, Editora CRC Press 1999.

WEBSTER, J. G.; Design of Pulse Oximeters, 1ª Ed. Medical Science Series. Editora EMBS Magazine. United States of America. 1997.

KUSHIMA, M. A.; Oxímetro de pulso para medição da oxigenação periférica e pulsação cardíaca com interface via Web, Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade de São Paulo - São Carlos, São Paulo 2014

COREN. Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo. Oximetria de Pulso Arterial. Artigos Científicos. São Paulo. 2009. Disponível em http://www.inter.coren-sp.gov.br. Acesso em abril de 2016.

LIMA, D. W.; Oxímetro de Pulso, Artigo Científico. Disponível em . Acesso em Abril de 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Autor e revista