Sobre a Revista

Foco e Escopo

        A FTT Journal of Engineering é uma publicação científica da Faculdade Engenheiro  Salvador Arena, vinculada ao Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, que contribuir para a difusão do conhecimento e de pesquisas nas áreas de Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação e Administração. São aceitos para publicação artigos de revisão e artigos resultantes de pesquisas realizadas nas diversas subáreas que compõem as áreas mencionadas após avaliação por pares.

            Podem ser submetidos à avaliação artigos de cunho teórico ou teórico-empírico elaborados por mestres e doutores. Estudantes de graduação e de mestrado podem também submeter artigos em co-autoria com mestres e doutores.

           Trabalhos publicados em anais de congressos podem ser publicados desde que adaptados às normas de publicação.

 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo editorial adotado pela FTT Journal of Engineering and Business adota procedimentos para garantir a qualidade do material a ser publicado.

Após a submissão, o artigo é analisado pelo editor-chefe e pelo editor de seção para encaminhamento de avaliação. Nesta fase, busca-se garantir que o artigo preenche os requisitos necessários para publicação, destacados abaixo:

  • Adequação à política editorial da revista eà seção a que foi submetido
  • Referências bibliográficas atualizadas
  • Correção de linguagem
  • Ineditismo
  • Relevância científica
  • Contribuição teórica e metodológica

 

Os artigos que não estiverem em conformidade com os critérios acima serão rejeitados pelo editor-chefe ou pelo editor de seção.

Num segundo momento, os artigos são submetidos à avaliação cega e por pares. Os artigos são encaminhados a avaliadores ad hoc, escolhidos de acordo com sua competência acadêmica, que emitirão parecer recomendando ou não a publicação do artigo.

 Em seguida, os artigos aprovados pelos avaliadores são destinados diretamente para publicação, caso não haja alterações a serem feitas. Em alguns casos, os artigos aceitos necessitam de revisão e os autores deverão realizá-la em prazo definido pela revista.

Periodicidade

Anual

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.