INFLUÊNCIA DA COR DO COPO NA PERCEPÇÃO SENSORIAL DO CAFÉ
Resumo
O café é importante cultura no agronegócio brasileiro. O cultivo iniciou em meados de 1730 e transformou o país no maior produtor e exportador mundial. A segunda bebida mais consumida, está presente em 98% das residências do Brasil. O consumo deste produto fora do lar, a demanda por café em capsulas e as variedades gourmet estão levando os consumidores em busca de novas experiências sensoriais. Para atender esta demanda, se faz necessário atuar no perfil de sabor e aroma do café. Outro quesito que influencia a aceitação sensorial é a cor, parâmetro utilizado pelo food service e pelas indústrias de alimentos, para conquistar seus consumidores. Este trabalho teve como objetivo, usar a análise sensorial para verificar a influência dos copos amarelo, azul, branco, marrom, transparente e vermelho nos atributos amargor, cor, doçura e sabor característico do café. Testes afetivos quantitativos com escala JAR – just about right, verificaram que o azul, quando comparado com o vermelho, aumentou a intensidade de cor e sabor da bebida, reduzindo a doçura. O copo branco acompanha o comportamento do azul, exceto para a percepção de doce. A tonalidade da cor sugere-se mais relevante que o efeito do contraste.Referências
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