SMART BABY: APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DA INTERNET DAS COISAS (IoT) PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA

Autores

  • Fábio Henrique Cabrini FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECANICA
  • Marcelo Vianello Pinto FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECANICA
  • Bruno Barreto Amorim FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECANICA
  • Jônatas Prado dos Santos FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECANICA
  • Letícia Batista Lima
  • Thainá França Chaves Damasio

Resumo

No Brasil, os acidentes, ou lesões não intencionais, são hoje a principal causa de morte de crianças na faixa etária de um a 14 anos e representam uma séria questão de saúde pública no país. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 3,7 mil crianças brasileiras morrem por ano vítimas de acidentes e, em média, 113 mil são hospitalizadas só na rede pública de saúde por esse motivo. Em todo o mundo, 1 milhão de crianças morrem por causas acidentais anualmente, o que é considerado uma epidemia global, segundo a Safe Kids Worldwide. Diante desse cenário, esse artigo tem por objetivo desenvolver o protótipo de uma pulseira inteligente baseada nos conceitos de Internet das coisas (IoT), microcontrolador Arduino e aplicativo móvel visando a prevenção de acidentes com crianças de primeira infância no ambiente doméstico. O método de pesquisa utilizado foi por meio de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Como possível resultado desse estudo, espera-se que o mesmo auxilie na identificação e exploração de novas oportunidades de negócios a partir de tecnologias inovadoras.

Biografia do Autor

Fábio Henrique Cabrini, FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECANICA

Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo; Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo; Pedagogo pela Universidade do Sul de Santa Catarina; Licenciado em Computação pelo Centro Universitário Belas Artes; Tecnólogo em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo; Atua como Avaliador do INEP/MEC para os Cursos Superiores de Tecnologia; Professor do MBA em IoT no PECE-Poli USP; Professor do Curso de Engenharia de Computação da Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), Professor dos Cursos Superiores de Tecnologia em Segurança da Informação e Jogos Digitais na Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul (FATEC), Professor do Curso de Engenharia da Computação e Tecnologia em Redes de Computadores na Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP); Pesquisador na Escola Politécnica da USP em Segurança de plataformas abertas para aplicações em Smart Cities; Coordenador Técnico do FIWARELAB SP - USP.

Marcelo Vianello Pinto, FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECANICA

Mestre em Engenharia Mecânica - Área de Concentração: Produção Mecânica, pela UNITAU - Universidade de Taubaté (2009). MBA em Gestão Empresarial pela FGV - Fundação Getúlio Vargas (2004). Graduado em Engenharia de Computação pela UBC - Universidade Braz Cubas (1999). Curso de extensão na Universidade da California-Berkeley - Essentials of Marketing e Business Negotiating (2003). Experiência nas áreas de TI/Telecom, Administração de Empresas, Estratégia Competitiva e Marketing.

Bruno Barreto Amorim, FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECANICA

Graduando do Curso Engenharia de Computação da Faculdade de Tecnologia Termomecanica.

Jônatas Prado dos Santos, FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECANICA

Graduando do Curso Engenharia de Computação da Faculdade de Tecnologia Termomecanica.

Referências

ALBERTIN, Alberto Luiz; DE MOURA ALBERTIN, Rosa Maria. Tecnologia de Informação e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos: um Estudo de Caso de uma Indústria. RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, 2008.

ATZORI, L., Iera, A., and Morabito, G. (2010). The Internet of Things: A survey. Computer Networks, 54(15):2787–2805.

BAXTER, M.. Projeto de produto. São Paulo: Edgard Blücher, p. 3, 1998.

BOLTANSKI, L.; CHIAPELLO, È. O novo espírito do capitalismo. WMF Martins Fontes, 2009.

CRIANÇA SEGURA. Os acidentes em números. Disponível em: <http://criancasegura.org.br/dados-de-acidentes/>. Acesso: 22 ago. 2018.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. Tradução de Carlos Malferrari. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

FIWARE. Disponível em: < https://www.fiware.org/>. Acesso em: 22 abr. 2019

GARTNER. Internet of Things Definition. 2017. Disponível em: < https://www.gartner.com/it-glossary/internet-of-things/>. Acesso em: 4 fev. 2018

GERHARDT, T.E; SILVEIRA, D.T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HELIX SANDBOX. Disponível em: < http://marketplace.fiware.org/pages/solutions/fee10a6a7755e554686664fd>. Acesso em: 22 abr. 2019

MANCINI, Mônica. Internet das Coisas: História, Conceitos, Aplicações e Desafios. Project Management Institute – PMI, 2017. Disponível em: < https://pmisp.org.br/documents/acervo-arquivos/241-internet-das-coisas-historia-conceitos-aplicacoes-e-desafios/file>. Acesso em: 7 fev. 2018

MCROBERTS, Michael Arduino básico / Michael McRoberts ; [tradução Rafael Zanolli]. -- São Paulo : Novatec Editora, 2011.

PIRES, S. R.I. Gestão da cadeia de suprimentos: conceitos, estratégias, práticas e casos. São Paulo: Atlas, 2004

SAFEKIDS WORLDWIDE. Disponível em: <https://www.safekids.org/)>. Acesso em: 25 mar. 2019

SCHWAB, Klaus. The Fourth Industrial Revolution: What it means, how to respond. World Economic Forum, 2016. Disponível em: < https://www.weforum.org/agenda/2016/01/the-fourth-industrial-revolution-what-it-means-and-how-to-respond/>. Acesso em: 7 fev. 2018

SILVA, J. L. S.; Melo, M. C.; Camilo, R. S.; Galindo, A. L; e Viana, E. C. 2014. Plataforma Arduino integrado ao PLX-DAQ: Análise e aprimoramento de sensores com ênfase no LM35. XIV Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE). Feira de Santana, BA. 2014.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

TRIGUEIRO, Michelangelo GIoTto Santoro. O clone de Prometeu, Brasília, UnB, 2002.

Downloads

Publicado

2020-02-02

Edição

Seção

Engenharia de Computação