ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL
Resumo
Diante do aumento da complexidade no processo de aferição da qualidade das instituições de ensino brasileiras por parte do Ministério da Educação, bem como por outros fatores, como a competitividade entre as instituições de ensino particulares, que nos últimos anos possuem novos e grandes grupos empresariais competindo, observou-se a necessidade de se usar práticas administrativas mais eficazes para a gestão das organizações educativas. Nesse sentido, faz-se necessário entender a evolução das pesquisas que se dedicam ao papel da gestão educacional no contexto brasileiro, de modo que por meio de uma pesquisa bibliométrica, intenta-se a este êxito. A análise bibliométrica revelou que desde 2012 o número de estudos vem crescendo paulatinamente, com uma concentração dos esforços em universidades federais e da região sudeste, por meio de autores e periódicos que são apresentados nesse artigo. A principal contribuição deste estudo é apresentar a atual situação das pesquisas sobre a gestão educacional das instituições educacionais brasileiras, além de buscar maiores entendimentos e revelações sobre a temática, a fim de que se possa melhorar o processo de institucionalização da gestão educacional no Brasil.Referências
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