ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Alex Paubel Junger Faculdade de Tecnologia Termomecanica
  • Diogo Martins Gonçalves de Morais Faculdade de Tecnologia Termomecanica
  • Eduardo Cezar de Oliveira Faculdade de Tecnologia Termomecanica
  • Rafael Ricardo Jacomossi Faculdade de Tecnologia Termomecanica
  • Victor Inacio de Oliveira Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Resumo

Diante do aumento da complexidade no processo de aferição da qualidade das instituições de ensino brasileiras por parte do Ministério da Educação,  bem como por outros fatores, como a competitividade entre as instituições de ensino particulares, que nos últimos anos possuem novos e grandes grupos empresariais competindo, observou-se a necessidade de se usar práticas administrativas mais eficazes para a gestão das organizações educativas. Nesse sentido, faz-se necessário entender a evolução das pesquisas que se dedicam ao papel da gestão educacional no contexto brasileiro, de modo que por meio de uma pesquisa bibliométrica, intenta-se a este êxito. A análise bibliométrica revelou que desde 2012 o número de estudos vem crescendo paulatinamente, com uma concentração dos esforços em universidades federais e da região sudeste, por meio de autores e periódicos que são apresentados nesse artigo. A principal contribuição deste estudo é apresentar a atual situação das pesquisas sobre a gestão educacional das instituições educacionais brasileiras, além de buscar maiores entendimentos e revelações sobre a temática, a fim de que se possa melhorar o processo de institucionalização da gestão educacional no Brasil.

Referências

ALMEIDA, Elenara Chaves Edler de; GUIMARÃES, Jorge Almeida; ALVES, Isabel Teresa Gama. Dez anos do Portal de Periódicos da Capes: histórico, evolução e utilização. Revista brasileira de pós-graduação, v. 7, n. 13, p. 218 - 246, 2010.

BORGES, André. Lições de reformas da gestão educacional: Brasil, EUA e Grã-Bretanha. São Paulo em Perspectiva, v. 18, n. 3, p. 78 – 89, 2004.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e atualizações – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.

br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 30 abril. 2019.

KRAWCZYK, Nora Rut; VIEIRA, Vera Lúcia. Homogeneidad y Heterogeneidad: un Estudio Comparativo sobre la Reforma Educativa de la Década del 90 en Argentina, Brasil, Chile y México. Estudios Pedagógicos, v. 33, n. 2, 2007.

KRAWCZYK, Nora Rut. O PDE: Novo Modo de Regulação Estatal?. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 135, p. 797 – 815, 2008.

LÜCK, Heloísa. org. Gestão escolar e formação de gestores. Brasília: INEP, 2000.

_____________. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 1ª. ed. Petropólis: Vozes, 2005.

_____________. Gestão Educacional: Uma questão paradigmática. I. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

_____________. Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional. II. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

_____________. Dimensões da Gestão Escolar e sua Competências. 2ª . ed. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

_____________. Liderança em gestão escolar. 4ª . ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

RIVERA, Jorge Ramón D’Acosta; JACOMOSSI, Rafael Ricardo; BARRICHELLO, Alcides, MORANO, Rogerio Scabim. Using structural equation modeling: patterns and trends of publications in Brazilian journals. Revista de Gestão, v. 25, n. 3, pp.291-302, 2018.

SOARES, P. B.; CARNEIRO, T. C. J.; CALMON, J. L.; CASTRO, L. O. da C. de O. Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre Tecnologia de Construção e Edificações na base de dados Web of Science. Ambiente Construído, v. 16, n. 1, p. 175-185, jan./mar. 2016.

SU, H.; LEE, P. Mapping Knowledge Structure by Keyword Co-Occurrence: a first look at journal papers in technology foresight. Scientometrics, v. 85, n. 1, p.65-79, jun. 2010.

Downloads

Publicado

2020-02-02

Edição

Seção

Administração