UM MODELO PREDITIVO DA EVASÃO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Diogo Martins Gonçalves de Morais Faculdade de Tecnologia Termomecanica
  • Arthur Augusto Micheletti de Souza Faculdade de Tecnologia Termomecanica
  • Vittoria Cassoni Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Resumo

O presente projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de um sistema computacional (modelo preditivo) capaz de obter a probabilidade de evasão dos estudantes matriculados na Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), a partir da análise dos dados do perfil socioeconômico e desempenho, obtidos dos alunos ingressantes na ocasião do vestibular. Para tanto, pretende-se utilizar uma abordagem quantitativa em nível explicativo, pois o estudo investigará o grau de associação existente entre o perfil dos alunos ingressantes dos cursos de graduação da FTT e a evasão medida na instituição constatadas no período compreendido entre agosto de 2017 e dezembro de 2018. Além de, oferecer uma ferramenta estratégica para a gestão educacional considerando as características específicas e perfil da FTT, o resultado desta pesquisa pretende estimular nesta instituição o desenvolvimento de novas aplicações de Data Science e Big Data. Concluiu-se nesse estudo que o modelo preditivo é viável e conseguiu prever com sucesso a evasão dos estudantes, a partir de 11 variáveis explicativas, com taxa de acerto de 76%. Além disso, constatou-se que o algoritmo genético se mostrou adequado para este tipo de aplicação.

Biografia do Autor

Diogo Martins Gonçalves de Morais, Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Professor da Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Arthur Augusto Micheletti de Souza, Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Estudante de Engenharia de Computação da Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Vittoria Cassoni, Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Estudante de Engenharia de Computação da Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Referências

ADACHI, Ana Amélia Chaves Teixeira. Evasão e evadidos nos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minhas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

AMARAL, João Batista do. Evasão discente no ensino superior: estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Sobral). 2013. 48 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) ? Programa de Pós-Graduação em Superintendência de Recursos Humanos, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Fatores associados à evasão discente na Universidade Federal do Ceará (UFC) de acordo com as opiniões de docentes e de coordenadores de cursos. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, v. 7, n. 4, p. 342-356, 2009. Disponível em: <http://goo.gl/1cjcDa>. Acesso em: 15 ago. 2018.

BAGGI, Cristiane Aparecida dos Santos; LOPES, Doraci Alves. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 16, n. 2, p. 355-374, jul. 2011.

BARDAGI, Marúcia Patta. Evasão e comportamento vocacional de universitários: estudos sobre o desenvolvimento de carreias na graduação. 2007. 242 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

BIAZUS, Cleber Augusto. Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no curso de Ciências Contábeis. 2004. 203 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília: MEC, 1997. Disponível em: <http://goo.gl/bE3y8t>. Acesso em: 22/10/2018.

FIALHO, Mônica Maria Lima. Evasão no ensino superior privado: um estudo de caso na Universidade Santo Agostinho. 2008. 57 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.

MARTINS, Cleidis Beatriz Nogueira. Evasão de alunos nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração) –Fundação Dr. Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, Minas Gerais, 2007.

MATIAS, Irlene dos Santos. Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas: uma reflexão sobre as condições de ingresso, permanência e evasão. 2003. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

PALÁCIO, Paula da Paz. Políticas de acesso e permanência do estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC). 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

PEREIRA JÚNIOR, Edgar. Compromisso com o graduar-se, com a instituição e com o curso: estrutura fatorial e relação com a evasão. 2012. 414 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

PEREIRA, Fernanda Cristina Barbosa. Determinantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as instituições de ensino superior: uma aplicação na universidade do extremo sul catarinense. 2003. 173 f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. O trancamento de matrícula na trajetória acadêmica no universitário: condições de saída e de retorno à instituição. 2000. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

ROSA, Thatiane de Oliveira, LUZ, Hellen Souza. Conceitos Básicos de Algoritmos Genéticos: Teoria e Prática. In: XI ENCONTRO DE ESTUDANTES DE INFORMÁTICA DO TOCANTINS, 2009, Palmas. Anais do XI Encontro de Estudantes de Informática do Tocantins. Palmas: Centro Universitário Luterano de Palmas, 2009. p. 27-37.

SALES JUNIOR, Jaime Souza; BRASIL, Gutemberg Hespanha; CARNEIRO, Teresa Cristina Janes; CORASSA, Maria Auxiliadora de Carvalho. Fatores Associados à Evasão e Conclusão de Cursos de Graduação Presenciais na UFES. Meta: avaliação, Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 488-514, set. /dez. 2016.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo e et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, set./dez. 2007.

SILVA, Marilene de Almeida Viana Reid. A evasão na UENF: uma análise dos cursos de licenciatura 2003-2007. 2009. 193 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) ? Universidade Estadual do Norte Fluminense, Rio de Janeiro, 2009.

TEIXEIRA, Levi Lopes Teixeira. O uso de técnicas de estatística multivariada no prognóstico de desistência de alunos em IES privadas: um estudo de caso na cidade de Foz do Iguaçu PR. 2006. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) ? Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

TIBOLA, Jucélia Appio et al. Factors of students’ continued attendance at a higher education institution: a confirmatory model. Revista Alcance, Itajaí, v. 19, n. 1, p. 83-100, jan./mar. 2012.

TINTO, Vincent. Dropout from higher education. A theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, Washington, v. 45, p. 89-125, 1975.

TONTINI, Gérson; WALTER Silvana Anita. Pode-se identificar a propensão e reduzir a evasão de alunos? Ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Avaliação, Campinas, v. 19, n. 1, p. 89-110, mar. 2014.

VELOSO, Tereza Christina; ALMEIDA, Edson Pacheco de. Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Cuiabá – um processo de exclusão. Série-Estudos, Campo Grande, n. 13, p.133-148, jan./jun. 2002. Disponível em: <http://goo.gl/9TZ4cL>. Acesso em: 15 de ago. 2018.

Downloads

Publicado

2020-02-02

Edição

Seção

Engenharia de Computação