GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES: UM ESTUDO SOBRE A FABRICAÇÃO DE CONCRETO USINADO
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo entender como está estruturada a gestão da produção em uma empresa fabricante de concreto usinado na cidade de Naviraí-MS. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva em uma empresa fabricante de concreto usinado, por meio de entrevista semiestruturada com o encarregado de produção e com o engenheiro civil e observação. Os resultados demostram que a gestão da produção está alinhada com os objetivos de longo prazo do grupo de empresas, que está voltado ao crescimento. Os objetivos de desempenho das operações da fabricante de concreto são elencados da seguinte forma: qualidade, confiabilidade e rapidez, o que parece estar sendo adequado ao caso estudado. Ademais, destaca-se o importante papel do encarregado de produção, pois a autoridade delegada a ele pelos diretores do grupo, permite o rápido diagnóstico das falhas e a continuidade do processo produtivo voltado à qualidade.Referências
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 7212:2002. Execução de concreto dosado em central - Procedimento. Rio de Janeiro, 2002.
ALMEIDA, R. C. et al. Análise do Processo Produtivo e a Identificação de Gargalos na Produção do Caulim. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 24., 2009, Salvador. Anais... Salvador-BA, 2009.
ANTUNES JUNIOR, J. A. V.; KLIPPEL, M. Estratégia de produção: conceituação, critérios competitivos e categorias de decisão. In: III Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 3., 2006, Resende. Anais... Resende-RJ: SEGET, 2006.
CBIC, Câmara Brasileira da Industria da Construção. A produtividade da Construção Civil brasileira. FGV Projetos. 2016. 12f. Disponível em: <http://www.cbicdados.com.br/media/anexos/066.pdf> Acesso em: 01 abr. 2018.
CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de Produção e de Operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. Edição Compacta. São Paulo: Atlas, 2012.
CUNHA, G. C. A importância do setor de construção civil para o desenvolvimento da economia brasileira e as alternativas complementares para o funding do crédito imobiliário no Brasil. 2012. 81p. Monografia (Bacharelado) - UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.
FUSCO, J. P. A.; SACOMANO, J. B. Operações e Gestão Estratégica da Produção. São Paulo: Arte e Ciência, 2007.
GAITHER, N.; FRAZIER, G. Administração da produção e operações. 8.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2010.
GASQUES, A. C. F. et. al. Impactos ambientais dos materiais da construção civil: breve revisão teórica. Revista Tecnológica Maringá, v. 23, p. 13-24, 2014.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONZALEZ, R. V. D. et al. A contribuição da função produção para a estratégia de negócio: estudo de caso em uma indústria de cosmético. In: XII SIMPEP, 12., 2005, Bauru. Anais... Bauru-SP: SIMPEP, 2005.
HELENE, P.; ANDRADE, T. Concreto de Cimento Portland. In: ISAIA, G. C. (Ed.). Materiais de construção civil e princípios de ciência e engenharia de materiais. São Paulo: IBRACON. 2007. v. 2.
MELLO, L. C. B. B.; AMORIM, S. R. L. O subsetor de edificações da construção civil no Brasil: uma análise comparativa em relação à União Europeia e aos Estados Unidos. Produção, v. 19, n. 2, 2009.
MINAYO, M. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage, 2011.
NEVILLE, A. M. Propriedades do concreto. 2. ed. São Paulo: Ed. Pini, 1997.
OLIVEIRA, C. M. G. et al. Análise do planejamento e controle de operações: um estudo de caso em uma fábrica de casas pré-moldadas. In: XXXII Encontro de Engenharia de Produção, 32. Anais... Bento Gonçalves-RS: ENEGEP, 2012.
OLIVEIRA, U. R. et al. Integrando técnicas e procedimentos de gestão de operações: uma aplicação em um banco comercial brasileiro de grande porte. Revista Produção, v. 20, n. 2, p. 237-250, 2010.
OLIVEIRA, G. T. et al. A. Estratégia de produção e desenvolvimento de produto em uma empresa do setor de cosméticos. Sistemas & Gestão, v. 1, p. 58-74, 2006.
PINHEIRO, A. C. F. B.; CRIVELARO, M. Gestão de contratos na construção civil. São Paulo: Érica, 2018.
PORTER, M. Competição: estratégias competitivas essenciais. 9. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
RITZMAN, L. P. et al. Administração da produção e operações. 8. ed. São Paulo: Pearson, 2009.
ROCHA, D. R. Gestão da Produção e Operações. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
SANTOS, G.; BARBOSA, R. J. Planejamento estratégico da produção. Revista Científica Eletrônica de Administração. a. VII, n. 12, 2007.
REGATTIERI, C. E. X.; MARANHÃO, F. L. Produção e controle de concreto dosado em central. In: ISAIA, G. C. (Ed.). Concreto: ciência e tecnologia. São Paulo: IBRACON. 2011.
SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualit@s Revista Eletrônica, v. 17, n. 1, 2015.
SLACK, N. et al. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
TEIXEIRA, L. P. Desempenho da construção brasileira. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
TUBINO, D. F. Planejamento e controle da produção. São Paulo: Atlas, 2007.
VILANOVA, J. A.; RIBEIRO, C. F. Importância da Gestão de Produção e Gerenciamento de Custos em uma Industria alimentícia. Instituto Brasileiro de Profissionais de Supply Chain. Série de Artigos. Artigo 301. Fevereiro/2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de forma gratuita, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).