ESTUDO DA PREFERENCIA DO “NOVO CONSUMIDOR” EM RELAÇÃO AO QUEIJO MINAS FRESCAL COM VIDA DE PRATELEIRA ESTENDIDA OU PROBIÓTICO
Resumo
A indústria de alimentos vem sendo desafiada a inovar e evoluir para atender as exigências dos novos consumidores, que estão passando por uma mudança no comportamento em relação ao consumo de alimentos. Dentre estes novos comportamentos estão aqueles com maior preocupação à saúde e bem estar despertando tendências para consumo de alimentos funcionais e alimentos mais naturais. Visando atender as novas tendências do consumidor e o fato do queijo Minas Frescal ser um dos queijos mais presentes nos hábitos alimentares do brasileiro e com um curto prazo de validade, neste trabalho objetiva-se estudar qual dentre duas possibilidades de melhora no produto (aumento do shelf life, utilizando substâncias naturais ou tornar o produto probiótico) é de preferência do novo consumidor. Para tal, lançou-se em meio digital, para uma população não especifica, um questionário com perguntas abertas e fechadas, sendo suas respostas tabuladas e analisadas em programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Com as respostas coletadas foi possível determinar os principais atributos na escolha de um produto lácteo, onde aparência global seguida de preço receberam maiores relevâncias durante a aquisição do produto. Outro dado constatado foi um número expressivo de pessoas com restrições a produtos lácteos impactando assim no consumo de queijo Minas Frescal. Ao propor as agregações (alimento probiótico ou maior prazo de validade), conclui-se por uma pequena diferença de porcentagem, que os respondentes optaram por um queijo Minas com função probiótica, entretanto quando sugerido as duas agregações combinadas, houve maior interesse dos participantes.Downloads
Publicado
2022-03-16
Edição
Seção
Engenharia de Alimentos
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