Digital Twins: controle dos movimentos de um braço robótico utilizando MQTT e NGSI
Resumo
Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma Prova de Conceito, do inglês Proof of Concept (PoC), envolvendo o conceito de Digital Twin (DT) no contexto de indústria inteligente que estabeleça a comunicação bidirecional entre um braço mecânico IoT (do inglês, Internet of Things) e um modelo computacional tridimensional intermediado por um broker de contexto baseado em padrões abertos. O sistema possibilita que o braço mecânico e seu gêmeo digital realizem todas as manobras previstas no projeto do braço mecânico. O DT é uma ferramenta de simulação que usa modelos matemáticos avançados para criar uma réplica virtual idêntica ao ambiente físico. Este trabalho apresenta a construção de um protótipo de gêmeo digital e sua modelagem, integrada as tecnologias de processamento de informações de contexto e IoT, visando a aplicação nos cenários industriais para potencializar melhorias no processo produtivo. O estudo foi conduzido com base no FIWARE para o desenvolvimento da PoC, cujos experimentos práticos realizados em laboratório apresentam o fluxo de comunicação bidirecional entre o robô e seu gêmeo digital, demonstrando a viabilidade da solução para aplicações didáticas.Downloads
Publicado
2024-06-27
Edição
Seção
Engenharia de Computação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de forma gratuita, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).