Construindo consciência ambiental desde a infância: um estudo sobre sustentabilidade e gamificação
Resumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar uma solução para conscientizar crianças sobre sustentabilidade. O público-alvo abrange crianças de 5 a 13 anos como usuários e gestores escolares e familiares como adquirentes, e os objetivos específicos incluem: a) mapear o nível de conhecimento das crianças de acordo as faixas etárias e instituições de ensino; b) identificar as necessidades e expectativas em relação à gamificação; c) desenvolver um aplicativo que utilize a gamificação para abordar questões de sustentabilidade. A metodologia adotada é quali-quantitativa de caráter exploratório que envolve pesquisa de campo, seguida por análise de dados. Os resultados indicam que alguns aspectos e conceitos do tema são pouco abordados tanto nos lares, quanto nas escolas. Deste modo, este trabalho contribui na coparticipação do ensino de sustentabilidade em busca de uma abordagem lúdica e interativa.Downloads
Publicado
2024-06-27
Edição
Seção
Gestão Educacional
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de forma gratuita, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).