Construindo consciência ambiental desde a infância: um estudo sobre sustentabilidade e gamificação

Autores

  • Diogo Martins Gonçalves de Faculdade de Tecnologia Termomecanica
  • Fábio Zegunis Faculdade Engenheiro Salvador Arena
  • Fernanda de Souza Rocha Faculdade Engenheiro Salvador Arena
  • Hanns Schults Faculdade Engenheiro Salvador Arena
  • Laís Puls Ferretti Faculdade Engenheiro Salvador Arena
  • Patrícia Francisco Duin Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar uma solução para conscientizar crianças sobre sustentabilidade. O público-alvo abrange crianças de 5 a 13 anos como usuários e gestores escolares e familiares como adquirentes, e os objetivos específicos incluem: a) mapear o nível de conhecimento das crianças de acordo as faixas etárias e instituições de ensino; b) identificar as necessidades e expectativas em relação à gamificação; c) desenvolver um aplicativo que utilize a gamificação para abordar questões de sustentabilidade. A metodologia adotada é quali-quantitativa de caráter exploratório que envolve pesquisa de campo, seguida por análise de dados. Os resultados indicam que alguns aspectos e conceitos do tema são pouco abordados tanto nos lares, quanto nas escolas. Deste modo, este trabalho contribui na coparticipação do ensino de sustentabilidade em busca de uma abordagem lúdica e interativa.

Biografia do Autor

Fábio Zegunis, Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Especialista em Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade

Fernanda de Souza Rocha, Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Especialista em Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade

Hanns Schults, Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Especialista em Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade

Laís Puls Ferretti, Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Especialista em Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade

Patrícia Francisco Duin, Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Especialista em Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade

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Publicado

2024-06-27