EMPREGO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR NA ANÁLISE DO CUSTEIO VARIÁVEL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE VULCANIZADOS
Resumo
Os desafios das fábricas na definição de custos que garantam sua competitividade no mercado dependem essencialmente das decisões tomadas pelos gestores em relação aos seus processos fabris. A pesquisa operacional é um mecanismo que busca, entre outras coisas, resolver este tipo de problema. Neste sentido, este trabalho possui como objetivo justamente a utilização da Programação Linear para a definição dos volumes de produção de um conjunto de produtos de modo que se tenha o menor custo operacional frente as restrições existentes. Para auxiliar na compreensão do impacto dos custos na produção e na tomada de decisões, o estudo se apóia no método de custeio variável. A pesquisa envolveu um estudo de caso tendo sido desenvolvida em uma fábrica de artefatos vulcanizados localizada na cidade de João Monlevade-MG. Os resultados apontaram, em termos financeiros e ignorando fatores específicos de mercado, a inviabilidade da manutenção de dois produtos entre o mix de produção. Como conclusão o estudo mostrou a viabilidade da técnica de programação linear e trouxe uma orientação significativa para balizar as decisões de produção da empresa estudada, identificando as condições de margem de contribuição de modo a favorecer o ganho da empresa, além de parâmetros para negociação com os clientes.Referências
CIFUENTES, N; GATICA, G; LINFATI, R. A linear programming model for the parallel nonrelated machines problem, in the drying area of a chilean sawmill. In: Revista Facultad de Ingeniería (Rev. Fac. Ing.) Vol. 26. Tunja-Boyacá (Colombia), 2017.
COSTA, M. T. D. Integração do planejamento estratégico com o balanced scorecard a partir de análise de ambiência – Estudo de caso da empresa Laborar. (Monografia). Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UnilesteMG. Coronel Fabriciano, 2010.
COUTO, A. B. G; GOMES, L. F. A. M. Análise multicritério de indicadores empresariais por meio da DRSA – Dominance-based rough set approach. In: Revista Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento – SOBRAPO. v.6, n.3Rio de Janeiro, 2014.
DELGADO, A. R. S; VENTURA,S. V; RODRIGUES, P. C. P. Otimização da receita líquida com produção agrícola por área irrigada limitada. In: Revista Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento – SOBRAPO. v. 8, n. 2. Rio de Janeiro, 2016.
DYHDALEWICZ, Anna. The implementation of variable costing in the management of profitability of sales in tra de companies. In: Financial Internet Quarterly - e-Finanse. vol.1, 2015.
LACHTERMACHER, Gerson. Pesquisa Operacional na tomada de decisões: Modelagem em Excel. 4 ed. Rio de Janeiro: prentice hall brasil, 2009.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MARETH, T; PAIM, E. S. E; PIENIZ, L. P; ERTHAL, F. S. Programação linear como ferramenta de apoio a gestão de custos: um estudo de caso em uma indústria de usinagem. In: XLII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional – SBPO. Bento Gonçalves, 2016.
MOREIRA, D. A. Pesquisa Operacional: Curso Introdutório. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
RODRIGUES, V. P; MORABITO, R; YAMASHITA, D. 1 SILVA, B. J. V; RIBAS, P. C. Optimization approaches to a routing and scheduling problem of oil tankers. In: Revista Gestão e Produção. São Carlos, v. 24, n. 4, 2017.
SERRA NEGRA, Carlos Alberto; SERRA NEGRA, Elizabete Marinho. Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SILVA, E. M; SILVA; E. M; GONÇALVES, V; MUROLO, A. C. Pesquisa Operacional para cursos de Administração e Engenharia. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de forma gratuita, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).