PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NOS CURSOS DE ENGENHARIA POR MEIO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Autores

  • Fábio Rubio
  • Juliane Stecker Nascimento Faculdade de Tecnologia Termomecânica

Resumo

Tendo em vista as lacunas na formação de profissionais nos cursos superiores de engenharia oriundas da elevada carga horária de aulas teóricas e os grandes impactos negativos causados na indústria, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino com ênfase em aulas práticas. Para isso, a representação de um ambiente corporativo foi inserida em uma turma do quarto semestre de Engenharia de Controle e Automação, em que os alunos devem desenvolver produtos seguindo uma estrutura empresarial. O papel do professor divide-se entre dar pequenas orientações e ser o cliente das empresas fictícias. Concluiu-se que quando os alunos são colocados em situações que exigem grande esforço coletivo para o sucesso, atingem um desempenho superior do que em uma avaliação individual. Ademais, tal proposta contribui com experiências que servirão de base para propor soluções no futuro e evitar a repetição de erros.

Referências

ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400005> Acesso em: 14 abr 2019.

BOCCHESE, Jocelyne da Cunha. Ser professor. 4. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.

LONGO, Rose Mary Juliano et al. Gestão do Conhecimento. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014.

MALGLAIVE, Gérard. Ensinar adultos. Porto: Porto Editora, 1995.

PERRENOUD, Philippe. Pedagogia Diferenciada: Das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Downloads

Publicado

2020-02-02

Edição

Seção

Engenharia de Controle e Automação