PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NOS CURSOS DE ENGENHARIA POR MEIO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Resumo
Tendo em vista as lacunas na formação de profissionais nos cursos superiores de engenharia oriundas da elevada carga horária de aulas teóricas e os grandes impactos negativos causados na indústria, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino com ênfase em aulas práticas. Para isso, a representação de um ambiente corporativo foi inserida em uma turma do quarto semestre de Engenharia de Controle e Automação, em que os alunos devem desenvolver produtos seguindo uma estrutura empresarial. O papel do professor divide-se entre dar pequenas orientações e ser o cliente das empresas fictícias. Concluiu-se que quando os alunos são colocados em situações que exigem grande esforço coletivo para o sucesso, atingem um desempenho superior do que em uma avaliação individual. Ademais, tal proposta contribui com experiências que servirão de base para propor soluções no futuro e evitar a repetição de erros.Referências
ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400005> Acesso em: 14 abr 2019.
BOCCHESE, Jocelyne da Cunha. Ser professor. 4. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.
LONGO, Rose Mary Juliano et al. Gestão do Conhecimento. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014.
MALGLAIVE, Gérard. Ensinar adultos. Porto: Porto Editora, 1995.
PERRENOUD, Philippe. Pedagogia Diferenciada: Das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Downloads
Publicado
2020-02-02
Edição
Seção
Engenharia de Controle e Automação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de forma gratuita, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).