BENCHMARKING E GESTÃO DO CONHECIMENTO: ANÁLISES E PROPOSIÇÃO DE FERRAMENTA PARA EMPRESAS DE CONSULTORIA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO
Resumo
Resumo O presente artigo tem por objetivo demonstrar o quanto os conceitos de Benchmarking e Gestão do Conhecimento estão presentes no dia a dia das atividades das consultorias, em especial aquelas do segmento de gestão ambiental e gestão empresarial, situadas especificamente na cidade de São Bernardo do Campo. Por meio de aplicação de entrevistas, formulários e análise focada, obtivemos uma visão detalhada e característica sobre as empresas de consultoria, levando em consideração seus conhecimentos e aplicações quanto a ferramentas e processos específicos. Utilizando uma metodologia quantitativa e qualitativa, os resultados colhidos por meio do método de escala Likert foram interpretados de modo que pudessem gerar pontuações e, assim, a condição necessária para desenvolvimento de uma ferramenta inovadora denominada “Pirâmide do Conhecimento”, a qual tem como foco principal e essencial a melhoraria dos processos das empresas de consultoria no que diz respeito aos seus objetivos fundamentados em Benchmarking e Gestão do Conhecimento. Palavras-chave: Benchmarking, Gestão do Conhecimento e Consultorias.Referências
Referências
BERNSTEIN, I. H. Likert Scale Analysis. Encyclopedia of Social Measurement. v.2, p.497–504, 2005.
CAMP, R. C. Benchmarking: identificando, analisando e adaptando as melhores práticas de administração que levam à maximização de performance empresarial: o caminho da qualidade total. / Robert C. Camp; tradução de Nivaldo Montigelli Júnior. – São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
CARVALHO, F. C. Esquema para gestão do conhecimento na organização. São Paulo: Person, 2000. Disponível em . Acesso em 15 abril. 2019.
CASSIOLATO, J; LASTRES H. E; SZAPIRO, M. Arranjos e sistemas produtivos locais e proposições de políticas de desenvolvimento industrial e tecnológico. NT 27 - Projeto de pesquisa arranjos e sistemas produtivos locais e as novas políticas. Rio de Janeiro, 2000.
CNC – Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo. Orientador de Benchmarking. Disponível em < http://cnc.org.br/central-do-conhecimento/apostilas/orientador-para-benchmarking>. Acesso em: 20 abr. 2019.
DANTAS, N. G. S.; MELO, R. S. O método de análise SWOT como ferramenta para promover o diagnóstico turístico de um local: o caso do município de Itabaiana/PB.Caderno Virtual de Turismo, v. 8, n. 1, 2008.
Demografia das empresas: 2014 / IBGE, Coordenação de Metodologia das Estatísticas de Empresas, Cadastros e Classificações. - Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
DONADONE, J. C. O mercado internacional de consultorias nas últimas décadas: crescimento, diversificação e formas de disputa. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 10, n. 2, p. 1-15, 2003.
HOFFMANN, W. A. M. Gestão do conhecimento: desafios de aprender. São Carlos: Compacta, 2009.
JÚNIOR, C. C. M. F. Aplicação da Ferramenta da Qualidade (Diagrama de Ishikawa) e do PDCA no Desenvolvimento de Pesquisa para a reutilização dos Resíduos Sólidos de Coco Verde. São Paulo: INGEPRO, 2010.
LEMOS, C. Inovação para arranjos e sistemas produtivos de MPME. Rio de Janeiro, IE/UFRJ, 2001. Acesso em: 20 jan. 2019.
MALMBERG, A.; MASKELL, P. Localized Learning Revisited: Growth and Change. Gatton College of Business and Economics, University of Kentucky, v. 37, n. 1, p. 1-18, 2006.
Micro e pequenas empresas: mercado de trabalho e implicação para o desenvolvimento / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. Rio de Janeiro: Ipea, 2012.
MIGUEL, P.A.C. Qualidade: enfoques e ferramentas. 1 ed. São Paulo: Artliber, 2006.
MOURA, A. L. N. de. A influência da resistência dos clientes no sucesso no trabalho do consultor interno em órgãos públicos: analisando a experiência do PROGESTÃO, 229s. Dissertação (Mestrado). Curso de Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
NEUMANN, E.; PRUSAK, L. Knowledge networks in the age of the SemanticWeb: Briefings in bioinformatics. Advance Access publication, v. 8, n. 3, p. 141-149, maio. 2007.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de Conhecimento na Empresa. 16. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SILVA, F. F.; RIBEIRO, A. R. B.; SILVA, W. F. Consultoria Organizacional como um Instrumento de Inovação em Arranjos Produtivos Locais. Revista Organizações em Contexto, v. 14, n. 27, p. 29-52, 2018.
Sobrevivência das empresas no Brasil: 2016 / Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae – Brasília: Sebrae, 2016
SMITH, E. M. P. V.; LYLES, M. (Eds.) Handbook of organizational learning and knowledge management. (2nd ed. ed.) Chichester: Wiley, 2011.
TAKAHASHI, A. R. W. Competências, aprendizagem organizacionale gestão do conhecimento. Curitba: Intersaberes, 2015.
TERRA, J. C. C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial! Elsevier, 2005.
TERRA, V. Mudança organizacional e implantação de um programa de qualidade em um hospital do município de São Paulo. Dissertação (Mestrado) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, 2000.
TURBAN, E., SHARDA, R., ARONSON, J. E., & KING, D. Business Intelligence: Um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. Porto Alegre: Bookman, 2009.
VALENÇA, A. C. Mediação: Método da Investigação Apreciativa da Ação-da-ação. Recife: Bagaço, 2007
VALENTIM, M. L. P. O processo de inteligência competitiva em organizações. Rio de Janeiro: DataGramaZero, v.4, n.3, p. 1-23, 2003.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2007.
VIEIRA, K. M. Dilemas na Construção de Escalas Tipo Likert: o Número de Itens e a Disposição Influenciam nos Resultados? In: XXXII EnANPAD, Anais… Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Setembro, 2008.
YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de forma gratuita, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).