BENCHMARKING E GESTÃO DO CONHECIMENTO: ANÁLISES E PROPOSIÇÃO DE FERRAMENTA PARA EMPRESAS DE CONSULTORIA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

Autores

  • Andrea Firmino de Sá Professora de Administração da Faculdade Tecnologia Termomecanica (FTT) e doutoranda em Administração pela FEA-USP.
  • Absalão da Silva Faculdade de Tecnologia Termomecanica
  • Fernando Pereira Ramalho Faculdade de Tecnologia Termomecanica
  • Guilherme Loiacono Faculdade de Tecnologia Termomecanica
  • Matheus Silva Borba Araquan Faculdade de Tecnologia Termomecanica
  • Nathália Macedo Carvalhar Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Resumo

Resumo O presente artigo tem por objetivo demonstrar o quanto os conceitos de Benchmarking e Gestão do Conhecimento estão presentes no dia a dia das atividades das consultorias, em especial aquelas do segmento de gestão ambiental e gestão empresarial, situadas especificamente na cidade de São Bernardo do Campo. Por meio de aplicação de entrevistas, formulários e análise focada, obtivemos uma visão detalhada e característica sobre as empresas de consultoria, levando em consideração seus conhecimentos e aplicações quanto a ferramentas e processos específicos. Utilizando uma metodologia quantitativa e qualitativa, os resultados colhidos por meio do método de escala Likert foram interpretados de modo que pudessem gerar pontuações e, assim, a condição necessária para desenvolvimento de uma ferramenta inovadora denominada “Pirâmide do Conhecimento”, a qual tem como foco principal e essencial a melhoraria dos processos das empresas de consultoria no que diz respeito aos seus objetivos fundamentados em Benchmarking e Gestão do Conhecimento. Palavras-chave: Benchmarking, Gestão do Conhecimento e Consultorias. 

Biografia do Autor

Matheus Silva Borba Araquan, Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Profissional com certificação financeira (CPA 10) e graduando em Administração (FTT), possuo 6 anos de experiência em pesquisas e projetos realizados em organizações públicas e privadas nas áreas de administração e engenharia florestal. Atuei com perfil proativo e dinâmico aprimorando meus conhecimentos profissionais em três diferentes áreas, onde interagi com diversas organizações, setores e profissionais, o que me proporcionou um grande aprendizado e uma visão detalhada 3 áreas de atuação: 1) Administrativa comercial: auxiliando gestores nos processos administrativos; 2) Pesquisa acadêmica: desenvolvimento e apresentação de projetos/artigos e participação em eventos; 3) Inventário Florestal: projetos em Eng. Florestal. Objetivo o aprendizado contínuo e a troca positiva de experiências visando o crescente desenvolvimento pessoal e profissional aliados aos interesses da empresa. Estou empenhado em integrar equipe de alto desempenho, dinâmica e oferecer sempre o melhor resultado.lattes: http://lattes.cnpq.br/9886351692607547

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Publicado

2021-02-16

Edição

Seção

Administração