DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE ESTOQUE AUTOMATIZADO DE BAIXO CUSTO
Resumo
O problema do controle e monitoramento de entradas e saídas de ferramentas e equipamentosnas empresas e instituições de ensino, pode ser sanado através de processos automatizados pormeio do conceito “industrial vending machine”. Ocorre, porém, que apesar de eficazes, são decusto elevado e muitas vezes inacessíveis. Objetivando atender ao segmento citado, no qualpadece de soluções automatizadas, para estoques e almoxarifados a um custo acessível,desenvolveu-se um sistema de estoque automatizado composto por estrutura modularsimplificada e robô de coordenadas cartesianas. Para tanto, fora dividido o projeto em trêsprincipais frentes de trabalho, sendo estas respectivamente: mecânica, eletrônica e informática,utilizando-se de manufatura e montagem facilitada, visando a redução de custos, e, sistemaembarcado constituído por hardwares como o Raspberry Pi® e Arduino® para o controle dosistema, e através do software Visual Studio fora possível criar uma interface homem-máquina(IHM) para controlá-lo. Como resultado, criou-se um protótipo funcional, em escala, comcapacidade de armazenamento de 55 slots, validando o que fora objetivado, qual seja, atendera uma demanda por soluções automatizadas de estoque a um custo diminuto.Referências
LONGA, 2019. Sistemas de Armazenagem: Drive-in e Drive-through. Disponível em:< https://
www.longa.com.br/>. Acesso em: 18, Nov. 2019.
OGATA, Katsuhiko. Engenharia de controle moderno. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall,
, p. 1 – 8.
OLIVEIRA, Luis F. dos Santos. Desenvolvimento de um robô cartesiano acionado por CNC.
Santa Cruz do Sul, 2016. Disponível em:<https://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/
/1/Luis%20Felipe.pdf>. Acesso em: 22, Out. 2019.
ONUBR, Objetivos de desenvolvimento sustentável: Conheça os novos 17 Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável da ONU. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/conheca-osnovos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-on>. Acesso em: 22, Ago. 2019.
POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 6.
Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
POLONSKII, Mikhail M. Introdução à robótica e mecatrônica. 2. ed. Rio Grande do Sul,
EDUCS, 1996, p. 11 - 26.
REIS, J. G. M. dos. Gestão estratégica de armazenamento. 1. ed. Paraná: Intersaberes, 2015,
p. 54 - 104.
RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrósio. Gestão estratégica da armazenagem. 2. ed. São
Paulo: Aduaneiras, 2007.
ROMANO, Vitor Ferreira, Dutra, Max Suell. Robótica Industrial: Aplicação na indústria de
manufatura e de processos. 1ª. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2002, p. 1 - 10.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de forma gratuita, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).