HORTAS COMO FORMAS DE UTILIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS NO BRASIL
Resumo
As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são espécies que apresentam desenvolvimento espontâneo em áreas rurais e urbanas que não são consumidas em larga escala e/ou são conhecidas apenas em determinadas regiões. Recentemente, elas têm ganhado destaque no debate sobre o resgate da biodiversidade na alimentação humana, por sua importância ecológica, sociocultural e nutricional. Uma estratégia interessante para a disseminação de informações sobre as PANC tem sido as hortas comunitárias urbanas, já que elas são uma alternativa para conectar áreas fragmentadas, tem potencial pedagógico para instituições de ensino básico até superior, além de promover uma interação maior do ser humano com a natureza e os alimentos. Diversas espécies podem ser utilizadas em espaços de diferentes tamanhos, à depender das necessidades de cada planta em relação à água, luz e solo, tais como Ora pro nobis, peixinho da horta, beldroega, taioba, entre outros.Downloads
Publicado
2021-02-16
Edição
Seção
Engenharia de Alimentos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de forma gratuita, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).