APLICATIVO INCLUI AÍ: EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Marcelo Vianello Pinto
  • Vivian Cristina Pereira dos Anjos Silva
  • Juliana Clemente Codinhoto
  • Carla Maria Alonso López
  • Jane Raquel de Lima Cippiciani
  • Regiane Santana Vaz

Resumo

ResumoO presente artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um aplicativo mobile visando a inclusão de pessoas com deficiência. Esta aplicação contribuirá na oferta de materiais, informações, atendimento nas diversas áreas da saúde e oficinas. Tal estudo vem ao encontro das leis que garantem a inclusão de pessoas com deficiência, em condições de igualdade, visando sua inclusão social e cidadania. O referencial desta pesquisa baseou-se em pesquisas bibliográficas de caráter exploratório, com respectivos números de índices municipais e pesquisa de campo com depoimentos de representantes de setores que fazem parte da educação. A experiência profissional dos autores, como educadores, foi um importante alicerce para conduzir esta pesquisa de forma consistente. Como resultado de estudo, o foco é um aplicativo  acessível à comunidade, principalmente aos alunos da rede pública de ensino de São Bernardo do Campo portadores de deficiência, e reduza o impacto das desigualdades no que se refere ao atendimento dos mesmos.

Biografia do Autor

Marcelo Vianello Pinto

Mestre em Engenharia Mecânica - Área de Concentração: Produção Mecânica, pela UNITAU - Universidade de Taubaté (2009). MBA em Gestão Empresarial pela FGV - Fundação Getúlio Vargas (2004). Graduado em Engenharia de Computação pela UBC - Universidade Braz Cubas (1999). Curso de extensão na Universidade da California-Berkeley - Essentials of Marketing e Business Negotiating (2003). 

Vivian Cristina Pereira dos Anjos Silva

Pós graduada em Gestão Educacional pela Faculdade de Tecnologia Termomecânica (2020), Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2009), Especialização em  Tecnologia Assistiva com Ênfase na Educação Especial na perspectiva Inclusiva, pelo Instituto Federal de Rondônia (2021).

Juliana Clemente Codinhoto

Pós graduada em Gestão Educacional pela Faculdade de Tecnologia Termomecânica (2020), possui graduação em Relações Públicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012).

Carla Maria Alonso López

Pós graduada em Gestão Educacional pela Faculdade de Tecnologia Termomecânica (2020), Pós graduada em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual pela Universidade Cruzeiro do Sul, possui graduação Graduada em Pedagogia pela Faculdade Anchieta, Bacharel em Matemática com Ênfase em informática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André.

Jane Raquel de Lima Cippiciani

Pós graduada em Gestão Educacional pela Faculdade de Tecnologia Termomecânica (2020)

Regiane Santana Vaz

Pós graduada em Gestão Educacional pela Faculdade de Tecnologia Termomecânica (2020)

Referências

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Publicado

2022-03-16

Edição

Seção

Engenharia de Computação