Modelo preditivo do desempenho acadêmico: um estudo para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral para Engenharias
Resumo
O presente estudo propõe um sistema computacional (modelo preditivo) capaz de prever o desempenho escolar dos estudantes das áreas de engenharia nas disciplinas de Cálculo, a partir da análise do desempenho escolar obtido em anos anteriores pelos estudantes na educação básica, além de incluir o perfil socioeconômico desses estudantes. Para tanto, foi utilizada uma abordagem quantitativa em nível explicativo, pois o estudo investigou o grau de associação existente entre o perfil dos estudantes ingressantes de dois cursos de engenharia distintos e o rendimento constatado em suas notas do primeiro bimestre de 2022; ademais, com o uso do Algoritmo Genético, escrito em linguagem Python, foi elaborado um modelo preditivo desse rendimento. Além de oferecer uma ferramenta estratégica para os gestores educacionais, no que se refere à elaboração de propostas para o nivelamento dos estudantes ingressantes, o resultado desta pesquisa pretende auxiliar o corpo docente no acompanhamento pedagógico de suas turmas. Concluiu-se nesse estudo que o modelo preditivo é viável e conseguiu prever com sucesso o desempenho dos estudantes a partir de 7 variáveis explicativas, com taxa de acerto de aproximadamente 96%, constatando que o algoritmo genético se mostrou adequado para este tipo de aplicação. Assim sendo, este estudo confere um percurso metodológico adequado para a proposição futura de modelos preditivos do desempenho dos estudantes em outras disciplinas.Referências
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