Envasadora de líquidos desenvolvida a partir de conceitos da Indústria 4.0
Resumo
Este trabalho consiste na criação de um protótipo de um sistema de envase, por meio da integração dos conceitos baseados na 4ª Revolução Industrial, tendo como principal objetivo implementar os seguintes temas: computação em nuvem, robótica, IoT e a integração de sistemas. Para que o trabalho pudesse chegar ao objetivo proposto foi necessário realizar o estudo da bibliografia sobre o tema principal, executar a montagem da estrutura mecânica e eletrônica, configuração e programação do ESP32, desenvolvimento da IHM, SCADA, banco de dados, aplicativo e por fim realizar a elaboração do texto. Notou-se que a integração de sistemas é de extrema importância para processos industriais, principalmente aqueles que exigem maior conectividade, produtividade e qualidade, algo presente no núcleo da indústria 4.0, onde é necessário que a manufatura conquiste melhores resultados por meio de tecnologias integradas.Referências
GLOBO, Agência o. Brasil é o 5º maior mercado do setor de alimentos e bebidas saudáveis; 2016. Disponível em:< https://revistapegn.globo.com/Como-abrir-uma-empresa/noticia/2016/08/brasil-e-o-5-maior-mercado-do-setor-de-alimentos-e-bebidas-saudaveis.html>. Acesso em: 27 set. 2021.
Downloads
Publicado
2023-04-12
Edição
Seção
Engenharia de Controle e Automação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de forma gratuita, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).