Aprendizagem baseada em projetos: a percepção dos estudantes de curso de tecnologia
Resumo
Os ingressantes em cursos universitários têm mudado bastante de perfil e, atualmente são formados por uma geração que tem acesso a uma grande variedade de ferramentas em volume bastante abrangente. A transformação desses ingressantes em cursos superiores, em profissionais que atendam às necessidades do mercado de trabalho aponta para um problema ao mesmo tempo crítico e negligenciado pelas instituições formadoras de futuros profissionais. O objetivo deste artigo é a analisar a percepção, sob a ótica dos estudantes, dos reflexos do ensino baseado em projetos realizados em parceria com empresas, na inserção ou condução de sua vida profissional. Para atingir esse objetivo optou-se pela realização de uma pesquisa exploratório-descritiva, por meio de um estudo de caso. A coleta de dados utilizando-se de entrevistas semiestruturadas e analisados com a ajuda da análise de conteúdo. Como resultado espera-se conseguir mapear os principais reflexos (ganhos ou perdas) na aplicação dessa metodologia de ensino aprendizagem, em um curso de tecnologia, sob a ótica de seus estudantes. Conclui-se, a partir desses resultados, que é importante que se faça um esforço no sentido de modernização e adequação dos métodos de ensino para a melhoria da qualidade dos egressos de cursos superiores.Downloads
Publicado
2024-06-27
Edição
Seção
Gestão Educacional
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de forma gratuita, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).