Aprendizagem baseada em projetos: a percepção dos estudantes de curso de tecnologia

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Resumo

Os ingressantes em cursos universitários têm mudado bastante de perfil e, atualmente são formados por uma geração que tem acesso a uma grande variedade de ferramentas em volume bastante abrangente. A transformação desses ingressantes em cursos superiores, em profissionais que atendam às necessidades do mercado de trabalho aponta para um problema ao mesmo tempo crítico e negligenciado pelas instituições formadoras de futuros profissionais. O objetivo deste artigo é a analisar a percepção, sob a ótica dos estudantes, dos reflexos do ensino baseado em projetos realizados em parceria com empresas, na inserção ou condução de sua vida profissional. Para atingir esse objetivo optou-se pela realização de uma pesquisa exploratório-descritiva, por meio de um estudo de caso. A coleta de dados utilizando-se de entrevistas semiestruturadas e analisados com a ajuda da análise de conteúdo. Como resultado espera-se conseguir mapear os principais reflexos (ganhos ou perdas) na aplicação dessa metodologia de ensino aprendizagem, em um curso de tecnologia, sob a ótica de seus estudantes. Conclui-se, a partir desses resultados, que é importante que se faça um esforço no sentido de modernização e adequação dos métodos de ensino para a melhoria da qualidade dos egressos de cursos superiores.

Biografia do Autor

Valter João de Sousa, Unitau

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho (2015), Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (2003), especialização em Controladoria pela FAAP (1996) e graduação em Administração de empresas pela Universidade Metodista de São Paulo (1983). Foi Diretor da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos - FATEC (2016 a 2019). Foi coordenador dos cursos de Tecnologia em Logística (2007 a 2012), Tecnologia em Gestão da Produção Industrial (2013 a 2016) e Pós-Graduação em Logística Empresarial (2014 a 2015) na FATEC SJC. Foi professor de Ensino superior e cursos de Pós-Graduação na UNIP, UNITAU, IBTA e Faculdade Maria Augusta. Atuou como avaliador do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento PNQS nos anos de 2007 a 2010. Foi bolsista de extensão do CNPq. Atualmente é Professor do ensino superior (ref. III) na FATEC SJC, membro do Comitê Técnico da Incubadora de Negócios -Nexus - e Conselheiro do Parque Tecnológico de São José dos Campos. Trabalhou por 25 anos em empresas de grande porte atuando em diversas áreas: controladoria, planejamento estratégico, comercial e marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos, planejamento estratégico, planejamento de marketing, empreendedorismo, inovação, pequena empresa e estrutura organizacional.

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Publicado

2024-06-27