Redes neurais: transformando um smart campus por meio do monitoramento de pessoas com e sem mobilidade reduzida
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de monitoramento capaz de identificar pessoas com e sem mobilidade reduzida, destacando aquelas que utilizam dispositivos para auxiliar na movimentação como cadeira de rodas e muletas, gerando um mapa de calor que auxilia no entendimento do fluxo de pessoas dentro do campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O modelo foi desenvolvido com a arquitetura de visão computacional YOLOv8 a partir de um dataset de imagens montado com imagens de licença CC 4.0. Toda a etapa de aprendizado foi executada em ambiente do google colab e, posteriormente, o processamento foi realizado por um Raspberry Pi 4 e uma câmera HD. Os resultados demonstraram que o modelo utilizado foi capaz de detectar todas as classes com indicadores satisfatórios de desempenho, gerando mapas de calor e possibilitando o envio de notificações caso pessoas com mobilidade reduzida necessitassem de auxílio para se locomover no campus.Downloads
Publicado
2025-08-29
Edição
Seção
Engenharia de Controle e Automação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de forma gratuita, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).