Estudo das pectinas provenientes dos diferentes coprodutos da produção de suco de laranja pera (Citrus sinensis L .)
Resumo
A laranjeira é amplamente cultivada, sendo o Brasil o seu maior produtor. Após a extração de suco, 50 % do peso da fruta torna-se coproduto, indicando oportunidades de aproveitamento. Este estudo avaliou o rendimento e a textura de géis preparados com pectina extraída de partes da laranja pera (Citrus sinensis L.): albedo, casca e bagaço. As extrações ácidas foram seguidas de secagem, formação de gel e produção de geleia de maçã. Realizou-se análise de textura (TPA) nos géis formados e teste sensorial de comparação múltipla nas geleias elaboradas. O bagaço destacou-se como fonte promissora, com rendimento superior ao albedo (cerca de duas vezes superior) e ligeiras diferenças nos atributos de textura e sabor.Downloads
Publicado
2025-08-29
Edição
Seção
Engenharia de Alimentos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de forma gratuita, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).