Digital Twins: estratégias para redução de tempo de resposta utilizando computação em borda
Resumo
Este estudo investiga estratégias para reduzir o tempo de resposta na arquitetura de comunicação de uma prova de conceito de gêmeos digitais, desenvolvida para sincronizar um braço robótico com sua versão virtual. O projeto original foi reproduzido de forma fidedigna, e observou-se que ele apresentava um tempo de resposta elevado durante a comunicação entre os gêmeos digitais, limitando sua aplicabilidade em contextos nos quais a velocidade da resposta é um fator determinante. Para mitigar esse desafio, foram implementadas duas modificações: a reformulação do fluxo de comunicação entre os gêmeos, reduzindo atrasos na transmissão, e a realocação do servidor da nuvem para a borda da rede. Os testes seguiram duas abordagens distintas: uma quantitativa, utilizando o tempo de ida e volta como métrica principal, e uma qualitativa, com a aplicação de um teste A/B para medir a percepção dos usuários quanto às melhorias. Os resultados indicaram que a arquitetura baseada em borda proporciona tempos de resposta significativamente mais rápidos, demonstrando o impacto positivo da localização do servidor na eficiência do sistema. Assim, o trabalho contribui para a crescente pesquisa sobre computação de borda, abrindo caminho para aplicações mais responsivas da Internet Tátil, especificamente em sistemas de gêmeos digitais.Downloads
Publicado
2025-08-29
Edição
Seção
Engenharia de Computação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de forma gratuita, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).