CartNinja: solução integrada entre IoT, serverless e computação em nuvem para auxiliar na redução do desperdício residencial
Resumo
Enquanto milhões de pessoas sofrem de algum grau de insegurança alimentar, bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente. Diante desta perspectiva, tem-se que, no Brasil, aproximadamente 60% do desperdício advém de residências. Este projeto visa auxiliar na diminuição do desperdício de alimentos, sobretudo no ambiente residencial, através de uma solução que torne mais fácil e eficiente a criação de uma lista de compras, promovendo o consumo responsável. Fazendo uso da tecnologia de IoT, serverless e computação em nuvem, juntamente com um aplicativo móvel e um hardware dedicado com Raspberry Pi 3B+, a solução proposta criou um ambiente facilitado para o usuário gerenciar sua lista de compras. A ideia de uma lista de compras virtual surgiu a partir da pesquisa bibliográfica de artigos que mostraram a existência desse número alarmante de desperdício de alimentos em residências, sendo um dos motivos a existência de itens duplicados em despensas. A solução técnica desenvolvida se mostrou eficiente em testes realizados em três residências diferentes, de modo que houve relatos de melhoria na gestão das compras de produtos ausentes na despensa.Downloads
Publicado
2025-08-29
Edição
Seção
Engenharia de Computação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de forma gratuita, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).