Alavancagem financeira como ferramenta de investimentos da pessoa física no mercado de capitais utilizando a diversificação de carteiras

Autores

  • Eduardo Cezar de Oliveira Centro Educacional Fundação Salvador Arena

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de discutir e apresentar os conceitos sobre investimentos para as pessoas físicas que desejam alavancar sua carteira de investimentos utilizando a alavancagem financeira dentro do mercado de capitais. Além disto, verificou-se se a utilização da diversificação da carteira de investimentos através da metodologia de Markowitz e os cálculos de risco e retorno influenciam o processo decisório da pessoa física sobre os investimentos. As pessoas físicas investem com a ideia de receber seus rendimentos no futuro para a utilização de consumos, isto irá levar um tempo, com a alavancagem a ideia é reduzir este tempo mesmo correndo os riscos que podem ser calculados. Será apresentado tabelas com simulações de distribuição de ativos com base na redução da variância e da covariância entre estes mesmos ativos, isto demostrará que é possível manter o mesmo retorno esperado e reduzir os riscos.

Biografia do Autor

Eduardo Cezar de Oliveira, Centro Educacional Fundação Salvador Arena

Mestre em Ciências Contábeis e Atuarias na Pontífica Universidade Católica de SP (PUC) em 2015. Possui graduação em Administração Financeira pela Universidade Metodista de São Paulo (2009) e de pós-graduação Lato Sensu de Mercado de Capitais pela Universidade 9 de Julho (2013. Trabalhou entre 2010 e2015 como docente do Centro Paula Souza lecionando Contabilidade e Administração de Empresas na ETEC Juscelino Kubistchek de Oliveira. Em 2013 passou a integrar o corpo docente da Universidade Nove de Julho permanecendo até 2015. Também exerceu atividades em empresas diversas desde 1998. Atualmente trabalha como agente autônomo de investimentos e faz parte do corpo docente da Faculdade de Tecnologia Termomecanica. Possui certificação PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute) e ITIL pela OGC.

Referências

______.BACEN, Banco Central do Brasil. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/c/txjuros/>. Acesso em: 20 fev. 2018.

______.FEBRABAN, Federação Brasileira de Bancos. Disponível em: <https://portal.febraban.org.br/pagina/3130/21/pt-br/panorama>. Acesso em: 18 fev. 2018

______.BMF & BOVESPA, Bolsa de Mercados e Futuros de São Paulo. Disponível em: http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/ . Acesso em 22 fev. 2018

BAER, Werner. – A economia brasileira – São Paulo: Nobel, 4ed – 2002.

BODIE, Zvi; KANE,Alex; MARCUS, Alan J. – Fundamentos de investimentos – Porto Alegre: Bookman, 3ed – 2000.

BRAGA, Roberto. – Fundamentos e técnicas de administração financeira – São Paulo: Atlas – 2009.

BRIGHAM, Eugene F; EHRHARDT, Michael C. – Administração Financeira – São Paulo: Cengage Learning – 2010.

CAMARGO, Camila. – Análise de investimentos e demonstrativos financeiros – Curitiba: Ibpex – 2007.

CERBASI, Gustavo. – Investimentos inteligentes: para conquistar e multiplicar o seu primeiro milhão – Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil – 2008.

CRUZ, June Alisson Westarb. – Contabilidade introdutória – Curitiba: Juruá, 3ed – 2010.

DAMODARAN, ASWATH - Finanças corporativas: teoria e prática - São Paulo: Bookman – 2004.

HELFERT, Erich A. – Técnicas de Análise Financeira: Um guia prático para medir o desempenho dos negócios – Porto Alegre: Bookman, 11ed – 2000.

GITMAN, Lawrence J. – Princípios da Administração Financeira – São Paulo: Bookman, 2ed – 2000.

GRINBLATT, Mark; TITMAN, Sheridan. – Mercados Financeiros – Estratégia Corporativa – Porto Alegre: Bookman, 2ed - 2005.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. – Contabilidade Introdutória / equipe de professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP – São Paulo: Atlas, 11ed – 2010.

MARKOWITZ, Harry. Portifolio Selection. Journal of Finance. Vol. 7, No. 1 (Mar., 1952), pag. 77-91. Disponível em: <http://www.jstor.org/discover/10.2307/2975974?uid=3737664&uid=2&uid=4&sid=47698813513437>. Acesso em: 26 mar. 2012.

MATTAR, Fauze Najib. – Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. São Paulo: Atlas – 1997.

PASCHOARELLI, Rafael – Como ganhar dinheiro no mercado financeiro: encontre o perfil de investidor adequado à sua personalidade – Rio de Janeiro: Elsevier, 2ed – 2008.

ROCCA, Carlos Antonio. – Revolução no mercado de capitais do Brasil: O crescimento recente é sustentável? - Rio de Janeiro: IBMEC, 2008.

SANVICENTE, Antonio Zoratto – Administração Financeira – 3ed. São Paulo:Atlas – 2010.

SILVA, José Pereira da. – Análise financeira das empresas – São Paulo: Atlas - 2010.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

Administração