Oxímetro de pulso com monitoramento remoto
Resumo
Neste trabalho são abordados o estudo e desenvolvimento do protótipo de oximetria de pulso não-invasivo para medida percentual da saturação de oxigênio na corrente sanguínea. O projeto envolve a etapa de captação do sinal através de diodos emissores de luz, que se baseia nas diferentes absorções das radiações vermelha e infravermelha pelo sangue e é captado pelo fotodiodo. O tratamento do sinal é feito com amplificadores e com filtros passa-baixa. Após o tratamento, inicia-se a fase de processamento do sinal através do microcontrolador responsável por converter o sinal de analógico para digital e que realiza o equacionamento dos sinais apresentando a taxa de saturação de oxigênio no sangue. O resultado do processamento do sinal é apresentado em percentual através de visor gráfico. O sistema possui ainda interface de comunicação Bluetooth, permitindo o monitoramento remoto.Referências
ELETRIC, G.; Oxímetro de pulso 3800 GE, Clinical System. Manual de Instruções GE Medical Systems Information Technologies HealthCare. São Paulo 2005.
BRONZINO, J. D.; Biomedical Engineering, 1ª Ed. Vol. 1, Editora CRC Press 1999.
WEBSTER, J. G.; Design of Pulse Oximeters, 1ª Ed. Medical Science Series. Editora EMBS Magazine. United States of America. 1997.
KUSHIMA, M. A.; Oxímetro de pulso para medição da oxigenação periférica e pulsação cardíaca com interface via Web, Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade de São Paulo - São Carlos, São Paulo 2014
COREN. Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo. Oximetria de Pulso Arterial. Artigos Científicos. São Paulo. 2009. Disponível em http://www.inter.coren-sp.gov.br. Acesso em abril de 2016.
LIMA, D. W.; Oxímetro de Pulso, Artigo Científico. Disponível em <http://www.ufrgs.br>. Acesso em Abril de 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de forma gratuita, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).