Fatores Críticos de Sucesso na implantação da metodologia CDIO: o caso de uma Faculdade de Tecnologia
Resumo
As grandes mudanças que afetaram a humanidade nas últimas décadas em todas as suas áreas de atividade trouxeram, como uma de suas principais consequências, a necessidade de revisão e inovação de métodos para adequação a esta nova realidade. A área da educação está em processo de descobrimento de uma metodologia que consiga atender ao novo perfil de estudante, utilizando-se das novas tecnologias emergentes e que, de alguma forma, podem afetar o processo de ensinoaprendizagem, contribuindo para a obtenção de melhores resultados. Nesse sentido, este trabalho tem como principal objetivo promover uma análise sobre o processo de implementação da metodologia CDIO (Conceive-Design-Implement-Operate), concebida inicialmente para os cursos de engenharia, mas que começou a ser utilizada nos cursos de tecnologia. Para atingir o objetivo proposto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, utilizando-se da análise de conteúdo para análise dos dados. Como resultado, pôde-se detectar quais são os principais fatores críticos de sucesso para a implementação dessa metodologia. Conclui-se que a adequação das metodologias de ensino-aprendizagem em instituições de ensino é fundamental para a melhoria de sua eficiência e eficácia.Downloads
Publicado
2025-08-29
Edição
Seção
Gestão Educacional
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, de forma gratuita, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).