Fatores Críticos de Sucesso na implantação da metodologia CDIO: o caso de uma Faculdade de Tecnologia

Autores

  • Valter João de Sousa Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos
  • Roque Antônio de Moura Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos
  • Messias Borges Silva Universidade de São Paulo

Resumo

As grandes mudanças que afetaram a humanidade nas últimas décadas em todas as suas áreas de atividade trouxeram, como uma de suas principais consequências, a necessidade de revisão e inovação de métodos para adequação a esta nova realidade. A área da educação está em processo de descobrimento de uma metodologia que consiga atender ao novo perfil de estudante, utilizando-se das novas tecnologias emergentes e que, de alguma forma, podem afetar o processo de ensinoaprendizagem, contribuindo para a obtenção de melhores resultados. Nesse sentido, este trabalho tem como principal objetivo promover uma análise sobre o processo de implementação da metodologia CDIO (Conceive-Design-Implement-Operate), concebida inicialmente para os cursos de engenharia, mas que começou a ser utilizada nos cursos de tecnologia. Para atingir o objetivo proposto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, utilizando-se da análise de conteúdo para análise dos dados. Como resultado, pôde-se detectar quais são os principais fatores críticos de sucesso para a implementação dessa metodologia. Conclui-se que a adequação das metodologias de ensino-aprendizagem em instituições de ensino é fundamental para a melhoria de sua eficiência e eficácia.

Biografia do Autor

Valter João de Sousa, Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho (2015), Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (2003), especialização em Controladoria pela FAAP (1996) e graduação em Administração de empresas pela Universidade Metodista de São Paulo (1983). Foi Diretor da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos - FATEC (2016 a 2019). Foi coordenador dos cursos de Tecnologia em Logística (2007 a 2012), Tecnologia em Gestão da Produção Industrial (2013 a 2016) e Pós-Graduação em Logística Empresarial (2014 a 2015) na FATEC SJC. Foi professor de Ensino superior e cursos de Pós-Graduação na UNIP, UNITAU, IBTA e Faculdade Maria Augusta. Atuou como avaliador do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento PNQS nos anos de 2007 a 2010. Foi bolsista de extensão do CNPq. Atualmente é Professor do ensino superior (ref. III) na FATEC SJC, membro do Comitê Técnico da Incubadora de Negócios -Nexus - e Conselheiro do Parque Tecnológico de São José dos Campos. Trabalhou por 25 anos em empresas de grande porte atuando em diversas áreas: controladoria, planejamento estratégico, comercial e marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos, planejamento estratégico, planejamento de marketing, empreendedorismo, inovação, pequena empresa e estrutura organizacional.

Downloads

Publicado

2025-08-29